Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Helgarias

Tenho 20 seguidores fieis no meu FB. Acho que dá para ter um Blog. Sejam bem-vindos! Beijinhos.

Helgarias

Tenho 20 seguidores fieis no meu FB. Acho que dá para ter um Blog. Sejam bem-vindos! Beijinhos.

As panelas e as tampas

blog3 (1).jpg

 

 

De há uns tempos para cá, tenho dado cada vez mais importância àquela cena da “ panela e da tampa”, conhecem? Nunca ouviram aquela expressão que se diz: “ Há sempre uma tampa para cada panela”? A minha mãe dizia-me sempre isso quando eu ficava deprimida por causa de algum rapaz não querer namorar comigo ou, simplesmente, quando não me ligava nenhuma. Descobri assim o verdadeiro significado de levar uma tampa.Tampas, a sabedoria maternal a funcionar, que não serviam aqui para esta panela. E minha mãe tentava dar-me sinais de esperança e, de certa forma, procurava ensinar-me a travar intenções alheias, menos respeitosas; no fundo, a história da panela e da tampa tinha um único sentido possível: um dia iria encontrar a pessoa certa.
E aqui está a questão: as pessoas certas! A lenda da panela com tampa adequa-se na perfeição às amizades, aos relacionamentos, aos casos desta vida. Há atitudes e comportamentos que, efectivamente, tomam dimensões diferentes. Pode dar-se estarmos com as tampas das nossas panelas, ou estarmos com as tampas das panelas dos outros. A nossa maneira de ser, feitio, ego, humor, tem de encaixar na maneira de ser, feito, ego, humor das pessoas com quem nos damos. Isto para que não façamos figuras de ursos. Isto ,para que eu não faça figura de ursa.
Cada pessoa tem a noção de que a pessoa A, B, C não entra na cozinha da outra. Existem vários exemplos que, tenho a certeza, todos nós passamos por eles, e que nos encaminham para as tampas ou panelas certas. Esta semana deparei-me com um: deixo os meus príncipes na escola, encontro duas mães e desabafo com elas, num tom completamente louco, desequilibrado e desesperado , a minha manhã tortuosa até chegar à escola. Quando pergunto: “Acham normal?”, ambas soltam uma gargalhada em simultâneo e admitem que alguns cenários, animalescos e desesperantes, também lhes acontecem. Dizem-no com um tom perfeitamente normal e perfeitamente enquadrado na minha controlada loucura matinal. São, portanto, pessoas com um trem de cozinha igual ao meu.
Há, depois, os exemplos contrários. O Rui e eu estivemos, hás uns dias, num encontro com umas pessoas com tínhamos tido um ou dois contactos esporádicos. Sabe, quem nos conhece, que gostamos muito de nos armar em engraçadinhos e, às vezes, basta um sorriso mais solto dos nossos interlocutores para nos entusiasmarmos. Não sei porquê, não sei como, a conversa derivou para a comida e para locais onde se pode comer à grande. Alguma das ditas pessoas falou do Chimarrão. O Rui, animado, não perdeu tempo e soltou esta: “olha, Chimarrão rima com…”. Fiquei para morrer. Abri-lhe os olhos de tal forma, como que a dizer-lhe: “amor, pára. Esta malta não vai perceber e, muito menos, achar graça.” Mas ele, ainda animado, insistia nos momentos poéticos: “e depois há a Rexona que rima com…” Ao estado de quase morte, eu reagia com um sorriso à princesa medieval, daqueles sorrisos que não mostram os dentes. Tentava, desesperadamente, avisá-lo. Not! Pára!. E ele ria, ria, ria. Ria e afirmava: “oh amor, são coisas da natureza.” E foi, naquele momento que percebi que, aquelas pessoas - queridas, mesmo muito queridas - , nem sequer usavam tampas nas panelas. Percebem a gravidade?
Quantos de vós não tiveram situações, junto de pessoas (nem piores nem melhores do que vocês, simplesmente diferentes), em que aquela gargalhada, piada, discurso ,manifestação, vai queimar o inox da vossa panela? Quantas vezes temos que comprar panelas ou tampas de baixa qualidade? Pois é, aquilo que tentamos fazer aqui por casa, é adquirir as boas panelas e boas tampas: aquelas que não pegam, não queimam e vão ao frigorífico.

Beijinhos

Mais sobre mim

imagem de perfil

Favoritos

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D